Dia das Crianças na farmácia: oportunidade de encantar!
Lojas e equipes preparadas para gerar conexão com clientes
A chegada de uma criança altera toda a dinâmica de uma família, inclusive sua cesta de compras na farmácia. Antecedendo o Dia das Crianças, propomos algumas reflexões sobre como o nosso segmento de varejo recebe e encara esse público.
1. Organizando a categoria infantil
O posicionamento dos artigos infantis faz toda a diferença no fluxo dos clientes pela farmácia. Caracterizados por embalagens mais volumosas, como leites e fraldas, o sortimento comporta ainda uma diversidade de soluções em puericultura e nutrição infantil.
Por isso, a composição de acessórios do mobiliário que expõe esses produtos deve estar alinhada ao mix, com bandejas e réguas de ganchos nas posições corretas para o gerenciamento da categoria.
Ao nos aproximarmos das festividades de Dia das Crianças, a dica é elaborar pontas de gôndolas e decorações temáticas. Lembre-se que além dos pais, sua loja atenderá tios, madrinhas, avós e outras pessoas que gostam de presentear nessa data.
2. Reveja a experiência do público infantil na sua loja
Em geral, as estratégias de layout das drogarias não estão centradas nas crianças. No entanto, é preciso lembrar-se que elas também são influenciadoras do comportamento de compras dos seus pais.
Pesquisas na área do consumo apontam para jornadas de compra mais curtas quando os adultos estão acompanhados de crianças. Uma jornada mais confortável para os pequenos dentro da sua loja é uma experiência de compra mais tranquila para toda a família.
Em comemoração ao Dia das Crianças é possível pensar em ações simples que aprimorem a sua experiência, como decorações ou brindes ao longo da semana. E, a médio prazo, vale certificar-se de que a estrutura é receptiva às crianças, se os corredores são acessíveis a carrinhos de bebê, por exemplo.
3. Trends e venda consultiva na farmácia
Tendências nem sempre são positivas, mas é preciso conhecê-las. É o caso quando se fala em consumo de cosméticos pelo público infanto-juvenil, impulsionado por perfis em redes sociais como o Tik Tok e o Instagram.
O fenômeno, que já é observado em diversas cidades no mundo, ganhou o nome “Sephora Kids”. E preocupa profissionais da saúde, já que há uma crescente demanda de produtos de skin care com retinol e outros componentes que não foram submetidos a testes dermatológicos em crianças.
Por isso, destaca-se o varejo que sabe orientar a respeito dos produtos seguros a esse público, como hidratantes de protetores solares específicos para a faixa etária. Essa postura reforça o papel da farmácia como ponto de cuidado com a saúde.