Farmácias cativantes: serviços que surpreendem e fidelizam
Neste primeiro semestre de 2024, fomos ao encontro de uma das principais tendências do varejo: a valorização da experiência do cliente. Esse tema foi abordado nos estandes produzidos por nossa equipe nas primeiras feiras farma neste ano.
Para isso criamos novas soluções ou adaptações a móveis existentes, cujas propostas são promover o cuidado e a conveniência na jornada de compras. A ideia é agregar pontos de apoio ao consumidor em espaços que sejam compatíveis com a realidade das farmácias.
Confira os destaques das propostas apresentadas pela Metalfarma no Abradilan Conexão Farma, em São Paulo, e no Farma Trend em Belo Horizonte.
De olho nas necessidades do consumidor de hoje
Se já enxergávamos o camarim como um ponto de serviço no PDV, agora temos dupla função para esse mobiliário. Com gavetas fechadas a chaves que escondem tomadas, o local tornou-se uma opção conveniente para recarga de baterias de aparelhos celulares durante as feiras.
A alternativa faz todo o sentido se pensarmos que crescem os adeptos ao pix e ao pagamento por aproximação com celulares, além das receitas eletrônicas. O cliente pode colocar seu aparelho para recarregar com segurança enquanto escolhe os itens que vão para sua cesta de compras.
A experiência da criança no PDV
Outra ideia que pudemos explorar foi a brinquedoteca, um espaço para entreter os pequenos nas visitas às farmácias. Embora nem sempre seja possível dispor de uma área para atividades infantis nesses locais, vale lembrar que não é só o cliente quem vivencia a loja. Uma criança ou dependente que frequente seu estabelecimento também deve ser bem acolhida.
Por isso apresentamos também um módulo que pode ser usado como fraldário, com comunicações que remetem ao universo infantil. Esse pode ser um ponto de apoio que traz tranquilidade à jornada de compras dos pais e mães.
Consultório Farmacêutico
Tendência absoluta, as salas de aplicação, de vacinas e de atenção farmacêutica possibilitam agregar serviços de saúde, além de oferecerem privacidade ao paciente. As farmácias podem ter um ou mais desses espaços, desde que licenciadas para os serviços oferecidos.
Em nossa proposta para os eventos, compusemos o consultório com uma mesa, uma maca, armários e uma pia cenográfica. Elementos suficientes para a prestação de vários serviços, com acabamentos e cores que trazem conforto ao atendimento.
Espaço Café
Há muitas drogarias Brasil adentro que disponibilizam uma garrafa de café aos seus clientes e colaboradores. Pensando nisso, criamos uma cenografia para a área em que seria oferecida a bebida, valorizando a experiência, não só no estande, mas também em uma possível loja.
O raciocínio é: se você já oferece ou se quer oferecer um serviço em sua loja, valorize-o com uma comunicação clara e adequada, com uma boa iluminação e com o mobiliário que melhor atende à exposição do produto e às necessidades do cliente. Acreditamos que, com esses elementos bem posicionados, há mais espaço para o bom atendimento e as conexões humanas brilharem.