Há uma oferta crescente de suplementação alimentar nas gôndolas de farmácias e drogarias. Os produtos atendem não apenas ao paciente com carência nutricional mas também a pessoas que praticam atividade física e buscam facilitar o progresso. Olhando para esse segundo cenário, encontramos diversas questões que podem e devem ser discutidas pelo segmento farma, desde a perspectiva regulatória até a experiência do cliente, considerando layout e setorização da categoria.
De 05 a 07 de abril, a Metalfarma esteve na 10ª edição do evento poliesportivo Arnold Sports Festival South America (ASFSA). Além de abrigar o Mister Olímpia, campeonato consolidado de fisiculturismo, o evento é uma exposição de diversas modalidades esportivas _ do futmesa ao pillow fight. É também uma feira de negócios que reúne indústrias relacionadas à suplementação alimentar, aos aparelhos de academias e lojistas dos setores de farmácia e body shop.
Confira abaixo alguns destaques que chamaram a atenção da equipe Metalfarma:
Nutrição esportiva tem grande público potencial
Marcando recorde, a 10ª edição do evento recebeu mais 100 mil pessoas e gerou mais de meio bilhão de reais em faturamento. Além de impressionar, as cifras demonstram o tamanho do mercado fitness no Brasil.
Vale destacar a pluralidade de gêneros, tipos físicos e esportes de interesse do público que o evento consegue reunir. Não por acaso a mídia tem noticiado que o evento furou a bolha do fisiculturismo, atingindo diversos outros segmentos.
Segundo o vice presidente latam da Close-Up International, Paulo Paiva, essa categoria pode incorporar uma diversidade do sortimento procurada pelas farmácias para incrementar a cesta de compras e aumentar o faturamento.
Categoria levanta um leque de possibilidades no PDV
O estande instalado pela Metalfarma no ASFSA 2024 com organização da embaixadora do evento no canal farma, Leka Vital, foi uma demonstração de como existem ainda outras indústrias interessadas em atender ao setor farma e que estão associadas ao fitness.
Um exemplo que pode surpreender é a Stanley, que trouxe à gôndola da farmácia um catálogo de copos que são posicionados próximos ao setor de suplementos em drogarias, suprindo uma demanda relacionada ao exercício físico: a hidratação.
Outra combinação curiosa mas totalmente alinhada ao consumidor da categoria são os chocolates zero açúcar e barras proteicas, expostos pela Goldko no estande.
Equipe preparada é grande diferencial para farmácias
Uma das ponderações mais marcantes no Fórum de Suplementos foi acerca do preparo de profissionais para abraçar novos mercados. Há um vasto universo de serviços e produtos a serem explorados pelas farmácias, mas é preciso cuidado, afinal, esse é um espaço de atendimento à saúde.
Como pontuou Silvia OSSO , o cliente de hoje é mais exigente com relação à transparência: “para que e para quem serve esse produto?”. A informação deve ser de fácil acesso em todos os pontos de contato com o consumidor, on e offline.
O consenso entre os palestrantes do fórum sintetizado por Rafael Espinhel, presidente executivo da Abcfarma, é que precisa-se trabalhar em parceria para que a informação de qualidade chegue até a ponta. Com o envolvimento dos diferentes players da indústria, distribuição e classes de profissionais da saúde, é possível apoiar as farmácias para que aumentem seus lucros prestando um serviço de qualidade ao consumidor.
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