Imagem post

Três upgrades em nove anos: a história de um empreendedor que investe em sua farmácia

Para muitos, o ano de 2014 parece ter sido há bem pouco tempo. Mas para alguns lojistas atentos às demandas do mercado e da cidade à sua volta, foram 9 anos de muitas inovações.

É o caso de Wyndell Ribeiro, que acionou a Metalfarma durante esse período para três intervenções em sua loja da Redefarma, na rua Américo Martins da Costa, bairro Minaslândia em Belo Horizonte-MG. A cada adequação, uma ampliação do mix, um ajuste no gerenciamento de categorias. Cuidados que levam a uma reforma muito mais assertiva.

Em 2014, houve uma ampliação significativa do espaço da drogaria, que triplicou de tamanho. Esse foi um momento de setorizar o novo layout da loja, adequando os espaços das categorias e as comunicações correspondentes. A consequência veio no faturamento, que também triplicou com a ampliação.

Projetos com mobiliário existente

Em 2017, já era hora de rever o funcionamento do layout. Dessa vez sem alteração do espaço físico, o lojista optou por aumentar suas gôndolas existentes para melhor comportar o mix da loja.

A próxima alteração, em 2022, adequou a loja para mais uma importante ampliação, duplicando o espaço. O interessante é que desta vez, optou-se por manter no novo projeto o mobiliário de 2014, que continuava em boas condições de uso. Isso foi possível porque não houve grandes alterações na identidade visual da drogaria.

Substituições e adições de mobiliário ou até trocas de acessórios sem grandes alterações de projeto são ações possíveis e recomendadas para que a loja esteja ajustada às necessidades do lojista. É uma opção que, se viável dentro dos padrões e objetivos da nova planta, reduz os custos de uma reforma.

No projeto mais recente da Redefarma do bairro Minaslândia, a distribuição das categorias foi novamente revista. Os ortopédicos que já eram trabalhados na loja ganharam espaço e a linha de cuidados masculinos ganhou um setor próprio no layout.

Após a mudança, notada até pelos clientes menos assíduos, a equipe da farmácia conquista suas metas mês a mês em uma linha crescente dos resultados de faturamento. O gestor revela que já é observado um ganho mensal acima da média de mercado.

Propósito na gôndola: a loja que tem os valores do proprietário

Uma particularidade que chama a atenção de quem visita essa loja é uma gôndola que expõe livros. Na bandeirola acima deles lê-se “espaço cultural”. Mais que uma categoria diferente, essa área da loja representa uma paixão do seu dono e gestor.

Wyndell é autor, leitor voraz e tem um grande interesse em desenvolvimento pessoal. Por isso leva consigo o propósito de ampliar o acesso à cultura e à educação. Acredita que um negócio deva manifestar os valores de seus donos, e no seu caso, a solução foi trazer a literatura para as prateleiras.

Ele conta que também deixa livros disponíveis para uso nas cadeiras de descanso, próximas ao balcão de atendimento. Assim, todos podem se beneficiar desse diferencial.

Investir e acreditar na farmácia

Wyndell conta que seu lema é reinvestir sempre no negócio que lhe provem. Prefere utilizar parte dos ganhos com a drogaria para as inovações. De maneira planejada e financeiramente sustentável, cuida do seu varejo para que ele perdure e atenda à comunidade local por muitos anos.

Acreditamos que essa postura centrada e aberta ao aprendizado seja uma chave para o sucesso nos negócios. Desejamos ao varejista e sua equipe muitas conquistas e longevidade à farmácia.

×

conteúdo relacionado